Entenda o que os energéticos fazem com o seu corpo

Níveis de açúcar e cafeína se elevam e fazem o organismo trabalhar de forma vertiginosa

Publicado em 29/11/2016

As bebidas energéticas são as opções favoritas de quem gosta de frequentar festas e precisa se manter acordado e disposto no dia seguinte. No entanto, estudos citados no Independent revelam que a bebida tem efeitos nocivos para o corpo humano.

Segundo a publicação, nos primeiros 10 minutos, a bebida energética acelera o ritmo cardíaco. Após 15 minutos, os níveis de cafeína do líquido atingem um ponto alto e o corpo começa a sentir mais alerta e desperto.

Após 30 minutos, a cafeína já foi toda absorvida, e o fígado começa a absorver os elevados teores de açúcar contidos no energético. Na primeira hora, o corpo sente uma queda drástica nesses mesmos níveis de açúcar e cafeína, consequentemente a energia começa a descer vertiginosamente, batendo, assim, o cansaço.

De cinco a seis horas depois, o corpo conseguiu eliminar metade da cafeína que absorveu. E somente 12 horas - esse tempo varia de pessoa para pessoa -, após a ingestão do energético, é que o organismo consegue remover, de vez, a cafeína do fluxo sanguíneo.

Foto: Divulgação