Confira dicas e sugestões para usar a tilápia na cozinha

Filé é rico em proteínas e minerais como selênio e fósforo

Publicado em 08/11/2017
Pratos com moqueca, arroz, feijão e farofa

O peixe é uma ótima alternativa para quem cortou a carne vermelha da rotina alimentar e também está farto do franguinho grelhado. A opção mais acessível é a tilápia, que tem se destacado como um dos peixes de água doce mais criados e comercializados do país. 

Além de ser saborosa, a tilápia é rica em proteínas e minerais como selênio e fósforo. Mas tenha cuidado na hora de escolher o filé mais apropriado para a refeição. Conheça algumas dicas fornecidas pelo site da revista Saúde:

Procedência - Procure estabelecimentos de confiança e selos de inspeção sanitária na embalagem.

Congelados - Evite o produto se notar que os filés estão colados ou há gelo solto dentro da embalagem.

Temperos - Invista em limão, orégano, coentro, açafrão, mostarda e pimenta-do-reino.

Tempo de fogo - A exemplo de outros peixes, não deixe demais no forno ou na panela para não ressecar.

peixe frito

Mestre cuca

Existem diversas maneiras saborosas de cozinhar a tilápia em casa. Veja cinco formas diferentes para produzir um prato especial para qualquer hora do dia:

Sashimi: se você comprou filés fresquinhos de robalo, linguado ou tilápia aproveite para fazer um delicioso sashimi. 

Ceviche: outra opção é fazer um ceviche, prato peruano no qual o peixe é cozido com limão e acompanhado com cebola-roxa e coentro.

Iscas: sabe aquelas comidinhas de boteco que você tanto ama? Que tal preparar em casa? Dá para empanar a tilápia e fritar. Mas se estiver de dieta, aproveite para fazer as iscas assadas ou com molho. 

Moqueca: embarque na culinária brasileira e faça um caldo bem temperado para comer com os filés. Não esqueça da pimentinha!

Assada: com ajuda do papel-alumínio, embrulhe os filés regados com azeite ou manteiga, acompanhado de legumes cozidos. Depois é só levar ao forno.  

Foto: Pixabay