4 bons alimentos que ajudam a refrescar o calor da garotada

Raspadinhas e picolés com frutas naturais são saudáveis e fazem a alegria das crianças

Publicado em 03/01/2017

O ano de 2017 chegou atingindo elevadas temperaturas em diversas partes do Brasil. Quem mais sofre com o calor são as crianças, e para ajudar a refrescar os dias da molecada e elevar o nível da diversão, nada melhor do que buscar alternativas de alimentos e bebidas deliciosas que ajudam a hidratar o corpo. Confira uma lista e tenha um ótimo verão:

Raspadinha

Inclua a raspadinha na rotina das crianças, mas cuidado, é preciso saber a procedência da água usada para fazer essa guloseima. Se não for potável, ela pode ser veículo de transmissão de várias doenças, ocasionando de diarreia à hepatite A. Em entrevista ao site da revista Exame, a nutricionista Ana Ceregatti explica que um suco natural é o ingrediente perfeito para uma raspadinha deliciosa. “Bata água de coco com suco de uva no liquidificador. Ponha em um saco e leve ao freezer até endurecer. Se preferir, use suco de maçã concentrado”, ensina.

Açaí

A fruta é rica em antioxidantes e proporciona saciedade, no entanto, fique de olhos abertos, a maioria das versões vendidas nas ruas têm adição de xarope de milho. "Ele é pior que o açúcar refinado, porque sobrecarrega o organismo de forma geral”, esclarece Ana. A polpa congelada, na maioria das vezes, também é adoçada. Assim, é melhor escolher acompanhamentos como frutas, coco ralado e opções sem açúcar. Mas se está sentindo falta de um docinho, considere o açúcar mascavo ou mesmo o de coco.

Picolé

Picolé preparado com suco de fruta é ideal para matar o calor de forma saudável. “Se tiver que escolher, opte por um de frutas, mas não pense nele como lanche”, ensina Ceregatti. Nas refeições intermediárias, coma o vegetal in natura mesmo para matar a fome. A profissional admite a ingestão de sorvete de massa como uma indulgência à qual você recorre vez ou outra. “Sem peso ou culpa, mas consciente do que está ingerindo”, arremata.

Chá gelado

Essa é uma ótima alternativa aos sucos industrializados. “A melhor opção será sempre a natural, sem açúcar e à base de ervas, flores e especiarias, como erva-mate, hibisco, camomila e gengibre”, explica ela. Preparado com água e um ingrediente principal, esse tipo de bebida preserva antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias. Evite chás industrializados, disponíveis em saquinhos, garrafas e até latas, são sem dúvida práticos, porém também são mais pobres do ponto de vista nutricional.

Foto: Divulgação