[DICA] Como escolher melancia

Saborosa fruta tem lugar garantido no cardápio dos brasileiros

Publicado em 30/11/2016

Uma das frutas que mais agrada aos brasileiros é a melancia. Ela é saborosa, refrescante e barata, além de muitas vezes ser usada como uma opção de baixa caloria para sobremesas. No entanto, é preciso se atentar a alguns detalhes na hora de comprá-la. Confira algumas dicas abaixo e saiba como escolher melancia:

Manchas

Aquelas manchas amarelas indicam o lugar em que a melancia tocava o chão no seu processo de amadurecimento. Para ter certeza de que está madura, sua mancha deve ser amarela escura ou alaranjado, nunca branca. 

Outras manchas que devem ser observadas são as que formam uma rede, apesar de não serem bonitas, elas indicam que as abelhas tiveram muito contato com a fruta durante a polinização. Dessa forma, quanto mais polinizada, mais doce ela será.

Gênero

Uma forma que os agricultores encontraram de diferenciar as melancias foi chamando-as de meninos e meninas. Os meninos têm forma mais alongada e seu sabor é mais aguado. Já as meninas são mais redondas e doces.

Peso e Volume

O ideal é que ela seja mediana, nem muito grande, e também não muito pequena. A melhor melancia será aquela bastante pesada para o seu tamanho.

Haste (cabo)

Quando a haste fica seca, é sinal de que a fruta atingiu a maturidade necessária. Caso ela ainda esteja verde, significa que a melancia ainda não está madura.

Foto: Divulgação